4 de fevereiro de 2012

Emuladores – Diversão e História dos Games!

Quem me conhece sabe que sou um grande entusiasta de games, gosto de estar sempre bem informado das novidades, acompanhar os lançamentos atuais, jogar games de PC, PS3, Xbox 360, portáteis dentre outros. Sou também fascinado pela história dos games, em especial a dos consoles de videogame, estes me acompanham a vida toda, comecei como muitos que estão lendo este post no bom e velho Atari 2600!

Existem pessoas que fazem coleções de videogames, são inúmeros sistemas e seus respectivos games, acho isso realmente fantástico, mais como eu sempre vendia um videogame antigo, para comprar um modelo novo, não tive a oportunidade de ter uma coleção nestes moldes, claro que não seria uma coleção com todos os consoles disponíveis, mais seria uma pequena e amada coleção!

Sendo assim, como nós meros mortais podemos colecionar videogames ou mesmo jogar seus diversos games? A resposta é simples, através do uso de Emuladores, não sabe o que isso? Vou tentar explicar de uma forma simples e objetiva esse assunto, com o tempo vocês também poderão conferir aqui no blog, tutoriais para configurar os diversos emuladores que existem, reviews de games diversos, venda de coleções completas de sistemas diversos e muito mais! Ok, mais para começar vamos conhecer mais sobre o maravilhoso mundo da emulação, aproveitem!

Emulador – O que é?

Para a computação, um emulador é um programa que reproduz as funções de um determinado ambiente, o emulador interpreta as instruções de um processador, simula também o comportamento de um hardware específico, o primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe, rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, os System/360.

Existem emuladores para diversas funções, eles podem emular desde uma calculadora HP12C, um PC antigo por completo, um ambiente de celular, um sistema operacional completo, fliperamas [arcades], máquinas de frutas [presentes em casas de bingos], e evidentemente consoles de videogame!

De uma forma mais simples de se explanar: Um emulador faz com que o seu Pc, por exemplo, trabalhe como se fosse o console de videogame Atari 2600, simulando tudo o que existe no console, inclusive os controles, as funções dos botões, os periféricos se existirem e demais componentes em geral.

Emuladores de videogames – Breve História...

Na metade dos anos 90, o desempenho crescente dos PC’s com a chegada do 486 DX-4, e mais tarde dos novos Pentium, permitiu que os primeiros emuladores de videogame fossem ser escritos. Os primeiros emuladores tinham muitos bug’s e emulavam com muitas falhas, a qualidade de som e do vídeo deixa muito a desejar.

Foi em 1994 que o primeiro emulador de Atari 2600, atingiu um bom nível de programação, iniciou-se então uma corrida para emular consoles mais potentes, principalmente o NES, em 1996 os primeiros emuladores jogáveis de NES surgiram, com a internet foram disponibilizados ROMs [cartuchos físicos em forma de software], muitos destes games eram em idioma japonês, e nunca foram lançados no Ocidente, isso propiciou a muita gente jogar esses games pela primeira vez, sonhos começaram à se tornar realidade.

Em 1998 os emuladores se consolidaram, já existiam emuladores de diversos videogames, em especial do Super Nintendo, emuladores de fliperama [arcades] progrediram também nesta época, já era possível jogar em nossas casas grandes clássicos emulados como Final Fight, Shinobi, Street Fighter, Fatal Fury, Double Dragon, dentre outros.

Hoje em dia temos uma gama enorme de emuladores, são centenas de sistemas emulados perfeitamente, alguns exemplos dos últimos sistemas emulados são: Playstation 1 e 2, Sega Dreamcast, Game Cube e Wii, Nintendo DS, Sega Naomi Arcade, Atomiswave Arcade, Nintendo 64, Sega Saturn e vários mais!

Vamos começar agora a explicar os vários componentes e jargões existente no universo da emulação, com uma leitura atenta deste post, você já poderá começar a usar os emuladores, não ficar tão perdido para procurar algum componente, e também estar sintonizado para os meus próximos posts sobre o assunto, sigamos em frente!

Emulador Fusion – Sonic 3D – Clássico da SEGA em seu PC! Emulador Mame – Marvel Vs Street Fighter – Sucesso dos Fliperamas em sua casa!

Emulador: Kega Fusion
Game: Sonic 3D Blast
Sistema: SEGA Mega Drive
Clássico da SEGA em seu PC!

Emulador: Mame
Game: Marvel Super Heroes vs. Street Fighter
Sistema: Arcade [Fliperama]
Sucesso dos Fliperamas em sua casa!


BIOS – O que é isso e para que serve?

BIOS, em computação significa Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída), o BIOS é um programa pré-gravado em memória permanente (firmware), executado por um sistema quando esse é ligado, criando assim o suporte básico de acesso ao hardware e ao sistema operacional.

Os sistemas mais antigos de videogame não possuíam um BIOS específico, por isso emuladores desses sistemas não precisam de BIOS para funcionar, mais se você esta querendo emular sistemas mais modernos como PSX, Dreamcast, Arcades e demais, então você vai precisar do BIOS destes sistemas.

O BIOS não vem junto com os emuladores, você terá que baixar via internet, normalmente os arquivos BIOS tem tamanhos pequenos, dificilmente ultrapassam 10Mb, muito sites sobre emuladores disponibilizam estes arquivos para download.

ROM, ISO, CHD – O que é isso e para que serve?

Todos os emuladores precisam dos games para serem utilizados, não teríamos como “encaixar” os velhos cartuchos do Atari 2600, ou mesmo os discos Gd-Rom’s do Dreamcast em nosso PC, desse modo com o advento dos emuladores, criou-se também uma forma de se extrair os games de suas mídias originais, isso tudo sendo feito via software, tirando os originais do meio físico para o meio digital, vamos entender cada um destes tipos de arquivos usados pelos emuladores:

ROM: Uma imagem ROM é uma cópia perfeita, em arquivo de um chip de memória ROM, muitas vezes um cartucho de videogame, o firmware de um sistema embarcado ou de uma máquina de fliperama [arcades], resumindo seria o cartucho original, transformado em arquivo digital para ser usado no emulador, esse tipo de arquivo é amplamente utilizado nos sistemas mais antigos, como por exemplo: Atari, Nes, Mega Drive, Pc Engine, Game Boy, Nintedo 64 dentre outros.

ISO: Uma imagem ISO é uma cópia perfeita, de um disco óptico [CD/ DVD/ etc] por meio de software, com padrões ditados pela ISO9660, contendo todos os metadados do sistema óptico original, incluindo o código de arranque, estruturas e atributos. Os sistemas de videogame que utilizavam discos ópticos em seus games, foram emulados de forma a utilizar ISO’s nestes games, sendo assim os discos ópticos do Playstation, por exemplo, foram convertidos em ISO’s para sua distribuição na rede e utilização com o emulador do sistema.

Os emuladores podem também rodar games, através do uso do drive de CD / DVD do PC, mais usando ISO’s se obtém um rendimento muito superior, pois não há tempos de espera para que o CD/DVD esteja pronto, e a velocidade de Entrada/Saída no disco rígido, é extremamente superior ao dos leitores de CD/DVD.

Exemplos de sistemas que usam imagens ISO’s para serem emulados: Playstation, Dreamcast, PC-FX, Philips CD-i, Game Cube, Sega Saturn, dentre outros.

CHD: Uma imagem CHD é uma cópia perfeita, de um Hard Disk [HD] de um fliperama [arcades], o detalhe é que essa imagem é compactada, para não ocupar muito espaço, por isso Compressed Hard Disk, Imagem Hard Disk compactada. Não são todos os fliperamas [arcades] que possuem CHD, apenas os mais modernos que utilizam HD para guardar dados e realizar upgrades no sistema.

Os CHD’s são utilizados quase que exclusivamente para o emulador Mame, que emula mais de 3.000 games de fliperamas [arcades], esses CHD’s podem chegar ao tamanho de até 900Mb, são arquivos extremamente grandes, por isso sua propagação na internet se faz por meio de sistemas P2P – Emule – Torrent – Ares e demais.

O que eu preciso para começar a emular e jogar?

Um Pc: Evidentemente este deve ter mais capacidade de processamento, do que o videogame que você quer emular, simplificando seria algo como: Possuindo um Pentium 233MHz, você conseguirá emular o Nintendo Super Nes tranquilamente, agora emular um Playstation ou Nintendo 64 com este mesmo Pentium seria impossível, mais fique tranquilo, pois a maioria dos Pc’s modernos de hoje em dia, conseguem rodar muitos emuladores, para se ter certeza se o seu Pc roda o sistema X que você quer emular, a melhor resposta é tentar!

O Emulador: Com a internet de hoje em dia é fácil baixar os emuladores, pesquise no Google sobre o sistema que você quer emular, por exemplo: emulador de Nes, emulador de Psx, emulador de Nintendo 64 e demais, se quiser baixar os emuladores direto de sites sobre o tema, tente estes abaixo:

http://www.emucr.com/

http://www.emulator-zone.com/

O BIOS: Não é necessário para todos os emuladores, mais para emuladores de sistemas mais atuais, ou mesmo de fliperamas [arcades], você vai precisar deste arquivo, pesquise no Google sobre o BIOS do sistema que você quer emular, por exemplo: BIOS Psx, BIOS 3DO, BIOS Naomi e demais, se quiser baixar o BIOS direto de sites sobre o tema, tente este abaixo:

http://www.emuparadise.me/biosfiles/

O game: Entenda que quando falamos em game para emulador, falamos de ROM, ISO ou CHD, estes podem ser encontrados na internet sem dificuldades, os tamanhos são os mais variados possíveis, vão desde 15Kb até 900MB dependendo do sistema emulado, nos casos de emuladores que usam mídias ópticas, se você as possuir, poderá também usa-las via o seu drive de CD/ DVD, e se quiser pode também fazer uma imagem ISO delas, existem softwares para isso, muitos deles inclusive gratuitos!

Pesquise no Google sobre o game que você quer emular, lembre-se de uma regrinha, se o sistema a ser emulado usava cartuchos nos seus games, estes estarão disponíveis em forma de ROM, se o sistema usava mídias ópticas [CD, DVD, GD-Rom], estas estarão disponíveis em formato ISO, sendo assim pesquise dessa forma: Alex Kid Nes ROM, Tekken PSX ISO, Shenmue Dreamcast ISO, Mario 64 ROM e demais, se quiser baixar o games direto de sites sobre o tema, tente este abaixo:

http://www.romnation.net/

Os Emuladores e ROM’s são ilegais?

Este ponto é extremamente discutível, as opiniões se dividem entre os fabricantes, entusiastas e colecionadores, se falando de Brasil, a falta de uma legislação focada no assunto, acaba deixando o tema impossível de ser finalizado, normalmente as empresas do segmento de software, alegam que neste caso se enquadra a Lei do software, seguindo nessa linha de raciocínio, teríamos os pontos abaixo para se tratar do assunto:

  • Você poderá fazer o download de um ROM, ISO ou CHD de algum game, APENAS se você for o intitulado legalmente, ou seja, caso você possua o game / console/ fliperama [arcades] originais, e deseja manter uma cópia de backup do arquivo para armazenamento, referência ou para consertar algum de seus cartuchos com defeito.
  • Os titulares legais dos games são seus fabricantes, e, quando você compra um cartucho, digamos, do Super Mario para o SNES, você está, na realidade, adquirindo uma licença de uso do game junto à Nintendo, fabricante do cartucho, e não comprando o game em si, que continua sendo da Nintendo.

    Nestes casos sou favorável ao tema, como colecionador digital, mantenho minha própria coleção particular, acho diversão garantida, ter a oportunidade de relembrar os clássicos, jogar games/ testar videogames que não tive acesso, apreciar o trabalho de programação dos emuladores, trocar itens com outros colecionadores e muito mais.

    Nestes casos sou favorável ao tema, como colecionador digital, mantenho minha própria coleção particular, acho diversão garantida, ter a oportunidade de relembrar os clássicos, jogar games/ testar videogames que não tive acesso, apreciar o trabalho de programação dos emuladores, trocar itens com outros colecionadores e muito mais.

    A Nintendo não vai comercializar o Super Nes por exemplo, ele já é um produto fora de linha, com raríssimos casos de possuidores destes videogames ainda em funcionamento, se você sente saudades desta época, ou mesmo de qualquer outra, ou tem curiosidade de jogar clássicos, sejam eles de videogames, fliperamas [arcades], computadores e demais, comece a conhecer o maravilhoso universo da emulação.

    No Romset Brasil caríssimo Leitor, teremos sempre matérias sobre emuladores e afins, é algo que gosto e conheço bem, a ideia é fazer uma introdução ao tema, e depois começar a disponibilizar tutoriais em detalhe, visando os vários sistemas que existem, e explicando como emular estes no detalhe, em breve anunciarei também a venda de coleções completas de vários sistemas, itens de colecionador e raríssimos, fiquem ligados e um forte abraço!

    Emuman.

    zelda mgs

    Emulador: Dolphin
    Game: The Legend of Zelda: The Wind Waker
    Sistema: Nintendo Game Cube
    O poderoso 128Bit da Nintendo no seu PC!

    Emulador: BlueMSX
    Game: Metal Gear
    Sistema: MSX
    O game que deu origem a série do Snake!

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário