23 de março de 2012

Emulando o Game Cube…

O Poderoso 128 Bits da Nintendo...

Nintendo Game Cube!Caro Leitor, o Game Cube foi um console fabricado pela Nintendo lançado em 2001, ele tinha a árdua tarefa de ser o sucessor do Nintendo 64, e tentar retomar o mercado perdido para a Sony e seu PlayStation, o console representou uma mudança drástica de conceitos, ele abandou de vez o uso dos cartuchos, e introduziu o uso de uma nova mídia óptica, o Game Cube Optical Disc, que é um disco óptico de 8 centímetros, conhecido como o famoso miniDVD.

A capacidade deste disco é de 1.5Gb, essa nova mídia foi escolhida pela Nintendo, pelo fato que a mesma acreditava ser mais difícil de falsificar que o DVD comum, além de ter um tempo de leitura/ carregamento bem menor, se comparada com as mídias dos seus concorrentes Xbox e PlayStation 2.

O GameCube ficou mais popular após o lançamento de Pikmin e Super Smash Bros. Melee (o jogo mais vendido do console), outros sucessos como remakes da série Resident Evil ajudaram o console. Nos EUA, o Game Cube vendeu 13 milhões de unidades, ficando na 3ª colocação, atrás do Xbox (15 milhões) e PlayStation 2 (42 milhões). Mas na Europa, Japão e Brasil, o console garantiu o 2º lugar, atrás somente do PlayStation 2, em 2006 ele foi descontinuado.

Não demorou muito para o miniDVD ter sua criptografia quebrada, e rapidamente os games deste console começaram a ser distribuídos pela rede, o método escolhido foi através do formato ISO, como o tamanho máximo dos games é de 1.5Gb, os mesmos compactados em formato RAR ou 7Zip, ficam na média com 900Mb, tornando assim muito fácil sua propagação pelas redes P2P, com por exemplo via arquivos Torrent.

Caro Leitor, o intuito deste tutorial, é mostrar de forma clara e objetiva, instruções para se emular o sistema Game Cube, configurar o Emulador Dolphin, e prover algumas dicas legais, não vou explicar 100% das opções, não vou demostrar várias configurações possíveis, vou sim trazer conhecimento para uma configuração inicial, bem realizada e documentada.

O mais legal dos emuladores é a possibilidade de se “fuçar” nas configurações, de se descobrir coisas novas e de se aprofundar no assunto, esse é um dos meus objetivo neste blog, informação de qualidade e liberdade para sempre se aprender mais.

Depois de se familiarizar com o Emulador e suas configurações, faça vários testes de ajustes diferentes, verifique assim qual destes se encaixa melhor ao seu perfil/ PC existente, se você é “novo” no tocante ao assunto Emulação, de uma lida na minha matéria “Emuladores - Diversão e História dos Games!” assim você já entenderá mais o “todo” do maravilhoso universo da emulação, boa sorte Caro Leitor!

O Emulador Dolphin...

Dolphin é o nome do melhor emulador de Game Cube, sabemos que o “Cubo” foi um videogame poderoso, graficamente ele é superior ao rival Playstation 2, dessa forma para emular este sistema, precisamos de um computador poderoso, as especificações recomendadas pelos desenvolvedores do emulador são:

· Processador: Pentium/ Athlon – Tipo: Multicore – Velocidade: 2.3 Ghz ou superior

· Memória RAM: 1GB DDR, recomendado 1GB DDR2 800 para não se ter problemas em jogos pesados, como por exemplo, Zelda Twilight Princess e Zelda Wind Walker.

· Placa de vídeo: Nvidia/ ATI com suporte mínimo à Directx 9c.

Para nossa sorte o emulador Dolphin, é extremamente bem programado, tem atualizações constantes de versões (GIT’s), a compatibilidade é muito boa e atualmente emula dezenas de games em parâmetros “jogáveis”!.

Você pode fazer download do emulador Dolphin direto de seu site aqui, escolha seu sistema operacional e o tipo dele 32 bits ou 64 bits, se preferir por uma versão mais atualizada utilize a GIT, seguem link’s diretos para download via meu disco virtual, recomendo que usem essa versão GIT, pois ela trás as últimas atualizações!.

Dolphin Git x32 v3.0 r423 Windows - Dolphin Git x64 v3.0 r423 Windows

Conseguindo jogos do Game Cube...

Você não deverá ter dificuldade para conseguir jogos para este sistema, como exposto mais acima, os principais programas P2P atuais [E-mule, Torrent, Shareazza] disponibilizam vários jogos do “Cubo”, normalmente os jogos estão em formato compactado [zip, Rar, 7z], bastando apenas vocês descompacta-los para utilização.

Estes games disponibilizados na rede, normalmente estão no formato de imagem .ISO, ou em muitos casos no formato .GCM, ambos os formatos são aceitos pelo emulador Dolphin, se quiser baixar games do “Cubo” diretamente de sites sobre o tema, tente estes:

Rom Freaks - EmuParadiseGame Cube ISO Zone - Romulation

Componentes para a execução do Emulador Dolphin...

O emulador Dolphin é baseado em bibliotecas modernas de software, a base gráfica também utiliza versões atualizadas do DirectX e OpenGL, também devido a programação do emulador ser em Microsoft Visual C++, é requerido essa biblioteca no sistema operacional, falando em sistema operacional, você pode rodar tanto em Windows XP, Windows Vista ou Windows 7, seguem os link’s para download direto das bibliotecas necessárias, para o caso do Microsoft Visual C++ escolha a versão x32 ou x64 conforme seu sistema operacional.

Microsoft Visual C++ X32 - Microsoft Visual C++ X64 - DirectX End-User Runtime Web Instaler

Emulando o Game Cube... Mãos à obra Leitores!

Partindo do ponto que você já fez o download dos componentes para execução e instalou os mesmos, fez o download do Emulador Dolphin e também o instalou, e finalmente conseguiu fazer o download de algum game(s) do sistema, atenção neste ponto pois o game deve ficar descompactado, o emulador não lê formatos compactados como RAR, ZIP, 7Z e demais. Vamos finalmente começar a configurar o emulador!

Configurando o diretório de jogos ISO/ GCM...

Entre no diretório principal do emulador, selecione o arquivo Dolphin.exe clique com o botão direto neste, no menu de opções que abrir escolha “Propriedades”, a janela acima se abrirá, vá até a aba “compatibilidade”, e deixe ticado “Executar este programa como administrador”, essa ação é imprescindível para o funcionamento correto do Emulador, clique agora em “OK” para salvar, agora vamos executar pela primeira vez o Emulador Dolphin, dois cliques no executável Dolphin.exe.

Clique para aumentar!Com o emulador carregado conforme a tela acima, note que o mesmo já esta em português, a tradução não esta 100% completa, mais a maioria dos campos importantes estão traduzidos, vamos agora configurar as opções para carregar na interface do emulador os game(s) que possuímos, para isso faça por favor:

- [1] Clique no botão “Configurar”.

- [2] Na janela que se abriu “Configuração do Dolphin”, clique na aba “Diretórios”.

- [3] Clique agora no botão “Adicionar”.

- [4] A janela “Procurar pasta” se abrirá, navegue até o diretório que estão seus games, lembre-se que estes precisam estar descompactados, clique agora em OK.

Atenção, você também pode carregar jogos já gravados em DVD/ Blue-Ray, para isso na janela principal do emulador, vá até “Arquivo”, “Carregar à partir do drive de DVD…”, pronto seu game será carregado!

Entendendo as informações sobre os jogos...

Clique para aumentar!

Essa tela acima é a “cara” do Emulador Dolphin, o mesmo já tendo encontrado os games disponíveis, você verá mais adiante que o design do Emulador, é orientado para facilitar todas as operações, realmente o trabalho do time de desenvolvimento deste Emulador é excelente, note que na janela principal do emulador temos várias colunas, estas nos trazem as informações dos games que possuímos, sendo:

Coluna Ícone: Mostra o ícone do Game Cube informando que essa é uma ISO deste sistema.

Coluna Banner: Mostra uma pequena imagem que é apresentada no videogame real ao se selecionar o game.

Coluna Título: Mostra o nome do game propriamente dito, quando o game tem mais de um disco, será mostrado como “DISC 1”, “DISC 2” e assim por diante.

Coluna Notas: Mostra dados de informação do game gravados na imagem ISO, normalmente o fabricante e ano de lançamento do game.

Coluna Bandeira: Mostra a região do game, os games de “Cubo” podem ser dos EUA, Europa e Japão, para os games Europeus, na maioria das vezes temos o idioma espanhol ou português de Portugal, por isso prefiro as ISO’s de games Europeus!.

Coluna Tamanho: Mostra o tamanho que o game ocupa no MiniDVD, note que a maioria dos os games acima ocupam quase 100% destes discos.

Coluna Status: Mostra a compatibilidade de emulação do game, ou seja, quanto maior o número de estrelas, maior é a performance na emulação, games com pontuação de cinco estrelas é uma emulação quase perfeita!

Configurando as opções de áudio e BIOS do Game Cube...

Clique para aumentar!

Clique para aumentar!

Tela 1 - Opções de áudio

Tela 2 – Opções de BIOS

Tela 1 – Opções de Áudio, para isso faça por favor:

- [1] Clique no botão “Configurar”.

- [2] Na janela que se abriu “Configuração do Dolphin”, clique na aba “Áudio”.

- [3] Mantenha selecionada a opção “Emulação HLE do DSP (rápido)”.

Dica: O emulador Dolphin usa uma plugin padrão para áudio chamado HLE, este provê uma boa qualidade de som e performance, com o tempo os programadores também desenvolveram outro plugin o LLE, este garante som de alta qualidade mais com grande impacto na performance, por isso esse plugin não acompanha o emulador na versão final, pois ele ainda é experimental.

Nesse versão do emulador disponibilizado por mim, inclui os dois plugins que são o “dsp_coef.bin” e o “dsp_rom.bin”, aconselho usar a opção “Recompliador LLE do DSP”, somente em casos do jogo apresentar problemas com o áudio, eu precisei utilizar esse plugin apenas no games Eternal Darkness e The Legend of Zelda: The Wind Waker, em outros games o uso deste plugin resultou e perda drástica na performance.

- [4] Clique agora em “Taxa de amostragem” e selecione a sua melhor opção.

Dica: O ajuste do áudio é importante pois impacta na performance da emulação diretamente, o Game Cube original tinha saída de áudio de 48000Hz, podemos manter essa configuração original se tivermos um PC poderoso, mais se o seu PC possui uma configuração geral mais modesta, vale à pena diminuir a qualidade de saída do áudio para 32000Hz, isso vai aumentar a performance da emulação de 10% a 12% respectivamente.

Tela 2 – Opções de BIOS, para isso faça por favor:

- [2] Na mesma janela “Configuração do Dolphin”, clique agora na aba “Gamecube”.

- [3] Deixe selecionado a opção “Pular a BIOS”, isso faz com que não se precise configurar toda vez a data e horas do sistema.

- [4] Clique agora em “Idioma do Sistema” e selecione a sua melhor opção e clique em OK.

Dica: Na opção “Idioma do sistema” você pode escolher a linguagem que será usada pelo sistema Game Cube, as mensagens na tela do sistema e demais, vale lembrar que esse configuração interfere nos games também.

Eu prefiro setar o Espanhol (Spanish) como linguagem, se o game que eu estiver jogando for Europeu por exemplo, o mesmo ficará na linguagem espanhol, lembrando que apenas as ISO’s Europeias tem essa possibilidade, se você estiver jogando um game EUA só irá aparecer esse idioma no game, mesmo estando setado a opção Espanhol (Spanish) para o sistema Game Cube.

Configurando as opções de vídeo do Game Cube...

Clique para aumentar!

Clique para aumentar!

Tela 1 - Opções de vídeo Geral

Tela 2 – Opções de vídeo Improvisos

Tela 1 – Opções de vídeo geral, para isso faça por favor:

- [1] Clique no botão “Gráficos”.

- [2] Na janela que se abriu “Configurações Direc3tD9 Gráficas do Dolphin”, clique na guia “Geral”.

- [3] Clique agora em “Backend” e selecione opção “Direct3D9”.

Dica: Temos na opção [3] as seguintes possibilidades, sendo:

Direct3D9: É o DirectX 9 comum em quase 100% dos sistemas atuais windows, essa opção provê todas as instruções de vídeo necessárias para os gráficos 3D do “cubo”, é a melhor opção custo-benefício na minha opinião, comece os testes com ela, depois você pode e deve tentar outras opções para ver os resultados.

Direct3D11: É o DirectX 11 propriamente dito, somente as placas de vídeo (GPU’s) mais novas tem esse suporte, se você possui uma dessas placas utilize esse “backend”, existem opções de renderização novas que os programadores do emulador colocaram neste modo DirectX 11, como não tenho uma placa com essa possibilidade não dá para testar, mais fica a dica para quem possuir essa possibilidade.

OpenGL: Esse é um “backend” opensource que dispensa totalmente as instruções DirectX, a criação deste se deu em sistemas Linux, devido a não existir um DirectX para este, as placas de vídeo (GPU’s) rodam o OpenGL bem, nos testes que fiz usando essa opção, alguns games como Luigi’s Mansion apresentaram erros de renderização em algumas texturas, a velocidade fico igual ao uso do DirectX.

Já o game P.N.03 se portou melhor em modo OpenGL, com efeitos de luz apenas presentes nesta opção, acredito que vale muito à pena testar os games com ambas as opções, verificando a que melhor te atende.

- [4] Clique agora em “Resolução da Tela Cheia” e selecione opção “1024x768”.

Dica: Temos na opção [4] várias possibilidades de resolução de saída, valores muito altos causam diminuição da performance da emulação, e o efeito estético não é tão impactante assim, comece com 1024x768 para testar.

- [5] Clique agora em “Proporção” e selecione opção “Automático”.

Dica: Temos na opção [5] várias possibilidade de proporção de tela, mais independente de seu monitor ser 4:3, 16:9 ou 16:10, mantenha no modo “Automático”, pois o emulador irá utilizar a proporção correta presente no game, essa na sua maioria é 4:3, se você forçar 16:9 por exemplo, terá uma imagem “esticada” e desproporcional, sendo assim mantenha essa opção no “Automático”.

- [6] A opção “V-sync” deve permanecer não selecionada na minha opinião.

Dica: Temos na opção [6] a possibilidade de se usar o V-sync, esse ajusta faz com que a atualização de imagens do game se equipare com a do nosso monitor do PC, isso evita “rastros” e “cortes” na tela durante a ação no game, o custo de usar essa opção é a drástica diminuição da performance, somente utilize se você possui um placa de vídeo (GPU) poderosa.

- [7] A opção “Usar Tela Cheia” fica a seu critério usar, ele não impacta na performance, e é muito mais legal jogar em tela cheia certo? Habilite!

- [8] A opção “Mostrar FPS” fica a seu critério usar, ele não impacta na performance, é interessante utilizar a mesma, pois será mostrado no canto superior esquerdo da tela, um marcador de performance, o mesmo mede a cada segundo os frames per second, para o game rodar de forma jogável precisamos de pelo menos 30fps, para rodar um “brinco” seria o ideal 60fps, mais isso exige um belo PC.

Dica: Para os testes essa opção é muito legal, você pode ir habilitando e desabilitando coisas, e vendo se isso melhora sua performance de FPS ou não, tenha em mente que quanto mais resolução e efeitos de melhoria você aplicar, menos FPS você terá.

- [9] A opção “Esconder cursor do mouse” fica a seu critério usar, ele não impacta na performance, apenas faz com que fique oculto o cursor do mouse em tela cheia.

Tela 2 – Opções de vídeo improvisos, para isso faça por favor:

- [1] Na mesma janela “Configurações Direc3tD9 Gráficas do Dolphin”, clique agora na aba “Improvisos”.

- [2] Clique agora em “Resolução Interna” e selecione opção “Auto (Múltiplo de 640x528)”.

Dica: Temos na opção [2] algumas possibilidades, mais vamos entender o conceito para a escolha, sendo:

1X Native (640x528): Essa opção faz com que as texturas carregadas pelo emulador, sejam apresentadas na tela com seu tamanho real, como hoje a maioria dos monitores de um PC tem pelo menos a resolução de 1024x768, usar essa opção mostra gráficos ruins e serrilhados no emulador, pois a resolução do monitor do PC é maior que a do videogame.

Auto (Múltiplo de 640x528): Essa opção é a melhor na minha opinião, pois ela dobra a qualidade da resolução nativa do “cubo”, contribuindo assim para texturas de qualidade, no monitor do PC isso fica visualmente lindo, e o melhor é que esta opção não impacta tanto a performance da emulação!

Demais opções de 1.5x a 4x: As demais opções aumentam ainda mais a resolução nativa, mais degradam demais a performance, e realmente não conseguir ver melhorias visuais significantes usando elas.

- [3] Clique agora em “Anti-Aliasing” e selecione a sua melhor opção.

Dica: Esse recurso chamado Anti-Aliasing provê um filtro que atenua os gráficos 3D, todas as bordas dos objetos apresentado na tela se tornar mais delineadas, e não se vê mais aquele efeito “serrilha” nas linhas, realmente o resultado final é de encher os olhos.

Mais tenha em mente que esse filtro exige muito de sua placa de vídeo (GPU), pois a correção destas imperfeições demanda muita carga, o uso deste pode prejudicar em muito a sua taxa de FPS, use somente se você tem uma GPU mais moderna, se não for seu caso mantenho desabilitado com a opção “Nenhum”.

- [4] Clique agora em “Filtragem Anisotrópica” e selecione a sua melhor opção.

Dica: Esse recurso mantém as texturas “limpas” e “detalhadas”, independentemente do ângulo ou distância focal destas, a sua aplicação exige um pouco mais de sua GPU, bem menos que anti-aliasing por exemplo, faça testes habilitando o filtro e aumentando gradualmente sua proporção, a configuração máxima é de 16x.

- [5] A opção “Cópia escalada do EFB” fica a seu critério usar, ela não impacta na performance, e sua função é gerar texturas já com possíveis correções gráficas para serão processadas.

- [6] A opção “Iluminação por Pixels” fica a seu critério usar, ela não impacta muito na performance, e sua função é melhor a iluminação do polígonos, fazendo esse processo individualmente e não de forma vetorial geral.

- [7] A opção “Forçar filtros de textura” fica a seu critério usar, ela não impacta muito na performance, e sua função é forçar sempre a utilização de filtros nas texturas, independente de tamanho, forma ou utilização.

- [8] A opção “3D Vision” é específica e sua função gerar gráficos 3D no emulador, para isso você precisa ter um placa de vídeo (GPU) Nvidia no seu sistema, essa tendo a tecnologia Nvidia 3D Video, como não tenho uma dessas deixo desabilitado, mais deve ser muito legal esse recurso!

Comparativo gráfico de opção das texturas – Nativa x Escalonada
Clique para aumentar!
Modo: 1X Native (640x528)                       Modo: Auto (Múltiplo de 640x528)

Configurando as opções de controle (joystick) do Game Cube...

Clique para aumentar!

Com o emulador carregado conforme a tela acima, vamos agora configurar o controle (joystick), se você não possui um joystick, poderá jogar via o teclado mesmo, mais seria legal você adquirir um, eu uso um joystick de playstation 3 no meu PC, sendo assim tenho opções de configurar os controles digitais e analógicos, vale muito à pena ter um joy destes, vamos às configurações, para isso faça por favor:

- [1] Na janela principal do emulador clique no botão “GCPad”.

- [2] Na janela que se abriu “Configuração do GCPad do Dolphin”, clique na guia “Controle 1”.

- [3] No campo “Dispositivo” será listado todos os periféricos de controle que você possui, escolha a opção que possui o nome do seu dispositivo, se não tiver um joystick deixe a opção keyboard/ mouse.

- [4] No campo “Botões” temos todos os botões presentes no controle do “cubo”, para assimilar estes para o seu teclado/ joystick se tiver um, clique com o mouse sobre o botão na frente da letra “A”, e agora clique no respectivo botão que você deseja configurar no seu teclado/ joystick. Faça isso para o restante dos botões.

Dica: O botão “Z” do “cubo” é uma espécie de select, sendo assim configure o mesmo como a tecla select do seu joystick de Playstation/ Xbox se tiver um destes no seu PC.

- [5] No campo “Gatilhos” faça o mesmo procedimento listado no campo [4].

- [6] No campo “Direcional Digital” temos o direcional digital presente no controle do “cubo”, não se confunda pois este direcional é o em forma de “cruz”, igual ao do controle do Nintendinho. Para associar os comandos para o seu teclado/ joystick se tiver um, clique com o mouse sobre o botão na frente da direção “Para Cima”, e agora clique no respectivo direcional que você deseja configurar no seu teclado/ joystick. Faça isso para o restante das direções.

- [7] No campo “Analógico Principal” temos o direcional analógico presente no controle do “cubo”, não se confunda pois este direcional é o em forma de alavanca, e fica do lado esquerdo do seu joystick. Para assimilar os comandos para o seu teclado/ joystick se tiver um, clique com o mouse sobre o botão na frente da direção “Para Cima”, e agora clique no respectivo direcional que você deseja configurar no seu teclado/ joystick. Faça isso para o restante das direções.

- [8] No campo “C-Stick” temos o direcional analógico presente no controle do “cubo” que fica do lado direito do seu joystick, faça os mesmo procedimento listado no campo [7].

- [9] No campo “Vibração” temos a opção de configurar o recurso de vibração do joystick, para que isso funcione você precisa de um joystick com suporte a este recurso, como eu utilizo um joy de PS3, eu consigo utilizar a vibração, e ela funciona perfeitamente. Para habilitar esse recurso vá no campo “Motor” escolha o opção “constante”, que carrega na minha opinião o melhor efeito de vibração, se o game que estiver jogando também ter o efeito, você ira sentir!

- [10] No campo “Perfil” temos a opção de salvar a configuração do seu teclado/ joystick, o emulador vai salvar automaticamente a sua configuração feita, mais se por exemplo quiser fazer outras configurações personalizadas, você pode usar este recurso, salvado e carregando seus perfis de configuração.

Configurando as opções e atalhos do Emulador Dolphin...

Clique para aumentar!

Com o emulador carregado conforme a tela à esquerda acima, vamos agora configurar os atalhos para as principais funções do Dolphin, isso é muito importante pois abre um leque de opções interessante e úteis, que podem ser acessadas a qualquer momento via atalhos de teclado, vamos às configurações, para isso faça por favor:

- [1] Na janela principal do emulador clique no menu “Opções”.

- [2] No menu que se abriu escolha a opção “Configurações de atalho”.

- [3] Na janela que se abrir “Configurações de hotkey”, selecione a aba geral, aqui vemos várias “ações” disponíveis e um botão que contém a tecla (chave), você pode configurar como quiser estes atalhos, para isso clique com o mouse na tecla (chave) que quer personalizar, após isso clique na tecla(s) do seu teclado para configurar.

Dica: Você pode usar a união de várias teclas na configuração, por exemplo poderá usar para a “troca de disco” a união Alt+R do seu teclado, temos por exemplo para capturar uma imagem do game emulado a tecla F9, toda vez que clicar nesta durante o jogo, será salvo no diretório Dolphin Git x64 v3.0 rev423\User\ScreenShots uma imagem do game.

- [4] Siga agora para a aba “Estados Salvos”, esse recurso é de extrema utilidade no Dolphin, quando esta jogando um game, e neste jogo você pede para salvar seu progresso, o emulador faz isso através da emulação de um cartão de memória do videogame original, ele simula esse cartão e salva esse save nas pastas internas do emulador, quando você voltar a jogar o game, você vai no menu deste e pede para carregar este save, da mesmo forma também que faria no videogame real.

Com o emulador Dolphin temos um opção muito mais legal, podemos usar 8 “slots” para salvar/ carregar nosso estado no game, estes também podem ter seus atalhos configurados no mesmo procedimento das “hotkeys”.

Vamos exemplificar essa opção, imagine que você esta jogando Metal Gear Solid - The Twin Snakes, ai você vai enfrentar um chefe do game, antes de começar o combate, você pode fazer no seu teclado Shift+F1, salvando assim aquele “inusitado” momento, digamos que você perca essa luta com o chefe, no modo normal do videogame, você teria que dar continue ou carregar seu jogo salvo, mais no emulador você só precisa digitar no seu teclado o F1… Você vai voltar automaticamente no início da luta com chefe.

Dica: Você tem a liberdade de utilizar até 8 saves/louds deste tipo, imagine que quer mostrar para um Amigo uma cena do game, você pode salvar no “slot 1” esse momento, e continuar jogando, se quiser salvar seu progresso novamente, você pode agora usar o “slot 2”, mantendo no “slot 1” a cena para mais tarde mostrar ao seu Amigo, perfeito!

Finalmente vamos começar a jogar...

Clique para aumentar!

Finalmente o emulador Dolphin está bem configurado, você já deve estar vendo sua lista de games na janela principal do emulador, conforme a tela acima, para jogar por favor faça:

- [1] Selecione o game que você quer jogar com um clique do mouse.

- [2] Clique em “Executar” na barra de ferramentas do emulador, ou realize dois cliques no nome do game.

Pronto o Dolphin é executado e o game carregado, se você escolheu tela cheia na opção de vídeo, o emulador automaticamente entrará neste modo, como já sabemos se quiser sair do modo de tela cheia faça no seu teclado a combinação de teclas Alt+Enter, se quiser parar emulação aperte no seu teclado a tecla Esc.


Emulador Dolphin em ação! 15 minutos de games diversos! Confira!

Considerações finais...

Bem, agora é jogar muito e fazer testes para conseguir uma melhor configuração, existe no emulador uma rotina para se jogar on-line, mais não abordei essa questão neste tutorial, pois a performance on-line é sofrível, além de exigir configurações específicas e idênticas para os jogadores, além é claro de ambos também precisarem possuir o mesmo game, se em um futuro essa opção do emulador melhorar, abordarei a mesma aqui.

Antes que me perguntem, sim, o emulador Dolphin também emula o Nintendo Wii também, a emulação também é muito boa, mais exige um pc bem parrudo, com pelo menos 4Gb de memória RAM, vou fazer um tutorial sobre a emulação do Wii e dos DLC’s deste sistema especificamente, devo postar mais para o futuro aqui no blog.

Estou começando a colecionar os games do Nintendo Game Cube, o set completo tem quase 400GB de dados, sendo assim vou demorar um tempinho para baixar tudo, dessa forma não tenho esse set para a venda ainda, mais assim que tiver anuncio aqui no blog para vocês!

Espero que tenham saboreado as informações Caros Leitores, fique à vontade para comentar, me enviar e-mail sobre o tema, e o mais importante de tudo, divirta-se com o maravilhoso mundo da emulação, abraços!

Emuman.

5 comentários:

  1. Olá!!! Eu estou jogando o Zelda Twinlight Princess que está rodando numa boa, mas quando estou em Hyrule Field a velocidade do jogo cai. Tem como eu corrigir isso? Meu PC tem 2GB ram, placa de video Nvidia GT 9500 1GB e processador Core 2 Duo. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fred, tente fazer o seguinte, vá em:

      - Opções
      - Configurações de gráfico
      Na tela "Configurações Diredc3D9 Gráficas do Dolphin", faça:
      - Vá até a aba "Avançado"
      - Tique e opção "Ativar Hotkeys"

      Quando estiver jogando, aperte suas teclas numéricas 3,4,5,6 e 7. Cada uma delas desabilita um efeito no emulador, fazendo isso você pode ver se a emulação fica mais rápida, por exemplo desligando o efeito de fog "neblina" que consome muita GPU.

      Abraços e bom divertimento!

      Excluir
  2. Estou conhecendo o blog agora, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Eu tenho algumas mídias originais, mas não consigo rodá-las usando a opção "Arquivo/Carregar a partir de DVD".

    Por gentileza. É possível realizar tal tarefa, visto que o Windows 7 não reconhece a mídia do GC?

    O jogo que tentei rodar foi "Metroid Prime NTSC", mas possuo outros tb.

    Minha intenção com isso é a de experimentação, além de tentar jogar meus jogos em maior resolução, já que o valor do cabo Vídeo Componente é maior que o do próprio console.

    Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns muito bem explicado e detalhado!

    ResponderExcluir